Apesar da importância da cienência e da tecnologia para o desenvolvimento econômico, observada na forte correlação entre estes dois fenômenos, tanto no mundo desenvolvido como no subdesenvolvido, pouco se tem publicado sobre estes temas no Brasil. Derivada dessa questão mais ampla encontra-se a relação entre universidade e empresas. Este tema extremamente atual para a sociedade brasileira, no qual se tem discutido a contribuiçãp das universidades e também a reestruturação das empresas, tem sido pouco analisado e divulgado. Com o intuito de divulgar as pesquisas sobre este tema, a Universidade de Brasília, por meio de sua mais importante revista, em parceria com o instituto Euvaldo Lodi, da Confederação Nacioanl da Industri, oferecem à comunidade em geral um número reservado a temas relacionadas a essa forma de cooperação e parceria tão importante para o desenvolvimento econômico do Brasil. Este número de hUmanidades compõe-se de 10 artigos de vários autores da universidade e de alguns externos, cujo trabalho de pesquisa vem analisando as diversas facetas que envolvem o desenvolvimento tecnológico e a importãncia da relação universidade-empresa. Embora sem uma ordem cronológico ou de tema, procurou-se colocá-los de forma a dar uma linha de pensamento sem, no momento, unificá-los em uma única idéia. Num artigo extremamente bem elaborado, Maria Lúcia Maciel analisa as relações entre o campo científico e a sociedade. Parte do conceito de inovação, situa- o historicamente e analisa as conseqüências e possíveis resultados da implatação de um sistema de inovação. Em seqüência, tem-se um panorama da realidade da relação universidade, em presa e governo e a análise das atividades em pesquisa e desenvolvimento no Brasil comparados com outros países. O papel que a empresa ppoderia desmepenhar nessa relação é enfatizado de forma contundente por Carlos H. de Brito Cruz. Um complemento importante da análise anterior é feito de forma bem atual pelo artigo de Ana Maria Fernandes. O papel da ciência e da tecnologia na sociedade moderna é apresentado com dados e referências atualizadas, levando em conta os novos cenários da sociedade brasileira. Ednalva F. C. de Morais enfatiza a importância da cooperação interinstitucional como fator diferencial para a competitividade empresarial no mundo"globalizado", onde a inovação deve ser o conceito chave. Sílvia Velho apresenta um estudo de casos de relações universidade-empresa com uma nova experiência envolvendo vários atores: governo, iniciativa privada (sindicatos patronais) e universidades. Numa área mais voltada para o modelo de uma sociedade da informação, o artigo de Elenita Nascimento descreve como poderia acontecer essa relação num novo cenário: quais as premissas e os resultados a serem obtidos.
Peso: | 283 g. |
Páginas: | 96 |
ISBN: | 7759 |
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