Ao tomar como base as intrínsecas relações entre o sensível e o inteligível, Arte Computacional traz grande contribuição para a área das artes visuais. O trabalho admite a arte computacional como uma forma de arte, estruturada entre o que é da ordem do estético e da ordem do poético, não se esquecendo de inserir esse tipo de arte no âmbito de questões socioculturais. É um trabalho de fôlego, que expõe um conjunto de assuntos circunscritos aos fundamentos e contextos inerentes à arte computacional. Fundamenta-se na necessária correlação entre teoria e prática, procurando expor a reciprocidade entre a produção e a reflexão artísticas. O primeiro capítulo enfoca as mutações estéticas que ocorrem com base nos cruzamentos entre arte e tecnociência; o segundo trata da ontogênese da arte computacional; e o terceiro apresenta uma série de trabalhos artísticos que se fundam na dialética entre número e imagem, entre material e (i)material, emoção e entendimento, individual e coletivo. O livro é fruto da pesquisa e da prática artísticas, reconhecidas nacional e internacionalmente, desenvolvidas por Suzete Venturelli ao longo de sua vida acadêmica na Universidade de Brasília, assim como no recente pós-doutoramento realizado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP. Enfim, este trabalho vem preencher, em língua portuguesa, uma lacuna bibliográfica e, ainda, mostra-se imprescindível àqueles que fazem e pensam arte nas relações entre ciência e tecnologia.
Peso: | 372 g. |
Páginas: | 250 |
ISBN: | 9788523011963 |
Editora UnB - CNPJ n° 00.038.174/0019-72 - UnB, Centro de Vivência - Asa Sul - - BRASILIA - DF
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante,lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Entendi”,concorda com a utilização de TODOS os cookies.