Autor: Catarina de Almeida Santos
Organizador: Daniela da Costa Britto Pereira Lima
Organizador: Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
Categoria: EDUCAÇÃO
Ano: 2021
De modo geral, podemos dizer que o levantamento da trajetória institucional da Educação a Distância (EaD) no país é recente e, talvez por isso,apresente uma série de elementos consideradosde relevância e cuidado para as próximas políticas públicas e ações na área. Esses elementos dizem respeito, principalmente, às características da sua expansão; às variadas formas sobas quais as modalidades presencial e a distânciasão vistas pelos diversos órgãos e regulamentações; aos mecanismos de avaliação e acompanhamento das ações das Instituições de Educação Superior que ofertam essa modalidade; enosso objeto de estudo, ao processo de institucionalização da EaD na educação superior, tantona esfera pública quanto privada. Além da necessidade de estudos acerca da institucionalizaçãoda EaD, o próprio crescimento da modalidade no ensino superior público demonstra a importânciade pesquisar como vem ocorrendo a implementação de políticas referentes à modalidade. Assim,o tema da institucionalização da educação a distância é abordado neste livro, tendo em vista arelevância da compreensão desse processo, paraque se possa auxiliar no debate da capacidadedo Estado de formular políticas públicas em EaDe problematizar como essa modalidade tem sido
implementada pelas Instituições Públicas de Ensino Superior da região Centro-Oeste, por meio
de sua institucionalização ou não.
SUMÁRIO
• Prefácio
• Apresentação
• Capítulo 1: Institucionalização da Educação a Distância: da lente teórica à sua proposição
Daniela da Costa Britto Pereira Lima
• Capítulo 2: Educação a Distância na Universidade de Brasília – percurso histórico da ação institucional
Carmenísia Jacobina Aires, Ruth Gonçalves de Faria Lopes
• Capítulo 3: A autoavaliação institucional e a Educação a Distância: limites e possibilidades da institucionalização na Universidade de Brasília
Catarina de Almeida Santos, Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
• Capítulo 4: Percepção dos gestores em relação à institucionalização da Educação a Distância na Universidade de Brasília (2013-2015)
Andréia Mello Lacé, Magalis Bésser Dorneles Schneider, Lívia Veleda Sousa Melo
• Capítulo 5: Percurso histórico da Educação a Distância na Universidade Federal de Goiás
Juliana Guimarães Faria
• Capítulo 6: Concursos para docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Goiás em vagas destinadas à Educação a Distância
Maria Aparecida Rodrigues Fonseca, Tatiane Custódio da Silva Batista
• Capítulo 7: O impacto do processo seletivo de tutores na gestão da Educação a Distância na Universidade Federal de Goiás
Lilian Ucker Perotto, Kamila Vieira Lima Ferreira, Meirilayne Ribeiro de Oliveira
• Capítulo 8: Instrumentos de avaliação interna para a Educação a Distância utilizados na Universidade Federal de Goiás
Lívia Soares de Lima Sousa, Flávia Magalhães Freire, Daniela da Costa Britto Pereira Lima
• Capítulo 9: Estado e Educação a Distância: educação superior pública em pauta
Erlinda Martins Batista, Ana Maria Ribas, Carina Elisabeth Maciel
• Capítulo 10: A institucionalização e os desafios da educação superior a distância na Universidade Federal de Mato Grosso
Heloneide Alcantara Matos, Tereza Christina Mertens Aguiar, Roseli Souza dos Reis Nunes
• Capítulo 11: A institucionalização pioneira da Educação a Distância na educação superior em Mato Grosso: visão de envolvidos na trajetória
Heloneide Alcantara Matos, Tereza Christina Mertens Aguiar, Roseli Souza dos Reis Nunes
• Capítulo 12: A institucionalização da Educação a Distância na Universidade Federal da Grande Dourados: a visão de avaliadores externos
Giselle Cristina Martins Real, Tânia Jucilene Vieira Vilela, Regina Farias de Souza
• Capítulo 13: A institucionalização da Educação a Distância na Universidade Federal da Grande Dourados: contribuições do curso de licenciatura em Letras Libras
Janete de Melo Nantes, Regina Farias de Souza
• Capítulo 14: Levantamento bibliográfico sobre a autoavaliação institucional na Educação a Distância
Wendy Caldeira de Souza, Leila Cristina Borges, Daniela da Costa Britto Pereira Lima
• Capítulo 15: Educação a Distância e cultura digital: possibilidades e desafios
Maria Cristina Lima Paniago, Rosimeire Martins Régis dos Santos
• Capítulo 16: Um estudo sobre a inclusão digital no estado de Goiás
Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Alzino Furtado de Mendonça, Saulo de Oliveira
Peso: | 486 g. |
Páginas: | 310 |
ISBN: | 9786558460183 |
Editora UnB - CNPJ n° 00.038.174/0019-72 - UnB, Centro de Vivência - Asa Sul - - BRASILIA - DF
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