Ao tomarmos contato com a teoria de Marx sobre a forma mercadoria, percebemos que ele dá a ela elevada importância na sociedade mercantil. Para ele, todo mistério da mercadoria se encontra no valor, e, para decifrá-lo, classifica-o em formas. As mercadorias são, ao mesmo tempo, objetos úteis e veículos de valor, isto porque, embora o valor seja responsável pela transmutação do objeto com valor de uso, em mercadoria, ele não aparece por si mesmo nem pode ser visto na materialidade da mercadoria. Na exposição do mercado, a mercadoria passa a ser envolvida por um mistério que encobre as características sociais do trabalho. Como o processo de produção, circulação e consumo, passa de relação entre os homens para relação entre as coisas, com dialetos próprios e o poder de domínio sobre o próprio criador?
Peso: | 349 g. |
Páginas: | 143 |
ISBN: | 9788564433267 |
Editora UnB - CNPJ n° 00.038.174/0019-72 - UnB, Centro de Vivência - Asa Sul - - BRASILIA - DF
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante,lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Entendi”,concorda com a utilização de TODOS os cookies.