Pensando no dia a dia do professor de matemática em sala de aula, os autores discutem nesta coleção da SBM a abordagem de conceitos no ensino básico e sua fundamentação matemática. Eles fazem isto com base numa problemática que inquietava o matemático alemão Felix Klein, a ruptura entre a matemática ensinada nos ciclos básicos das escolas e a praticada nas universidades. Klein denunciou a dupla descontinuidade na formação inicial do professor de matemática, pois constatou que eram poucas as conexões estabelecidas entre a matemática estudada nos cursos universitários e a aprendida na escola básica. Ele também observou que ocorre o mesmo entre a matemática dos cursos universitários e a que será praticada em sala de aula. Com a introdução deste dilema, o livro apresenta a fundamentação conceitual e a história dos números naturais, aprofunda este tema expondo relações de ordem, as construções dos números naturais, a noção de infinto e, por fim, discute os aspectos mais importantes sobre o tópico na escola como os fundamentos conceituais dos números naturais e a escola básica; as operações elementares, seu contexto, interpretações e significados; e as operações elementares: diversificando algoritmos.
Peso: | 300 g. |
Páginas: | 204 |
ISBN: | 9788583370727 |
Editora UnB - CNPJ n° 00.038.174/0019-72 - UnB, Centro de Vivência - Asa Sul - - BRASILIA - DF
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante,lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Entendi”,concorda com a utilização de TODOS os cookies.